Este LP de 10 polegadas da gravadora Mocambo é uma das jóias da discografia brasileira nos anos 50. Onilda Figueiredo era quase uma menina quando gravou o bolero “Nunca! Jamais!” em um disco de 78 rpm de 1956. Foi um estrondoso sucesso no país inteiro. A versão feita pelo maestro Nelson Ferreira para o bolero original em castelhano de Lalo Guerrero, foi incluída no repertório de Ângela Maria, Ivon Cury, Neusa Maria, Rosa Pardini, Zezé Gonzaga e outros. Entre 1956 e 1958 a faixa “Nunca! Jamais!” foi uma das músicas mais ouvidas no Brasil. Nenhuma destas gravações no entanto, teve o mesmo êxito que a original lançada por Onilda, fato que levou a Mocambo a editar um long-play completo com sua então estrela, Onilda Figueiredo.
Fundada em Recife por Adolfo Rozenblit e seu irmão, a Mocambo produziu um catálogo bastante expressivo. Nunca ameaçou a hegemonia das “grandes” fábricas, mas no auge de sua atuação [entre 56 e 59] a Mocambo teve filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, lançou inúmeros discos nacionais, licenciou outras diversas gravações estrangeiras, e ainda pôde contar com a direção artística de ninguém menos que Ary Barroso.
Foi neste cenário que a Mocambo colocou nas lojas do país “A Voz de Onilda Figueiredo” em 1957: registro único desta cantora de voz doce, “rouquinha”, interpretação meiga e um sotaque incrível que só adicionou charme às suas gravações. Vale destacar o trabalho do maestro Nelson Ferreira, que resultou num colorido todo especial às faixas. Piano, naipe de cordas, trompete, sax, flautas e percussão marcada. O repertório é basicamente de boleros, mas é uma delícia e de uma elegância surpreendente. Há uma bela canção de Fernando César, “O Luar e Você” [em orquestração primorosa!] e um divertido “calypso” “Mamãe Quero Dançar” em versão de E. Rodrigo. Além de “Nunca! Jamais!” e do bolero “Se Deus Assim o Quis”, outro belo momento é “À Beira Mar”, versão em português para um grande sucesso de Bienevido Granda, com direito a introdução especial do maestro Nelson Ferreira.
“A Voz de Onilda Figueiredo” é um disco que soa muito bonito passados 50 anos de seu lançamento. É o retrato sonoro de uma época, o registro muito especial de uma grande cantora e merece seu espaço na discografia da boa música brasileira.
No escritório da Mocambo: Adolfo Rozenblit o dono, os jornalistas Ari Vasconcelos, Brício de Abreu e Ary Barroso o diretor.
Onilda Figueiredo 1956 “A Voz de Onilda Figueiredo”
Mocambo [LP 10026]
01 Nunca! Jamais! [L. Guerrero, vrs. Nelson Ferreira]
02 Se Deus Assim o Quis [L. Quintero, vrs. Nelson Ferreira]
03 Loucura [Nelson Ferreira]
04 O Luar e Você [Fernando César]
05 Mamãe Quero Dançar [Manning, Hoffman, vrs. Eduardo Rodrigo]
06 A Beira Mar [José Barros, vrs. Nelson Ferreira]
07 Loucura Passional [Nelson Navarro, vrs. Nelson Ferreira]
08 Tu Em Meus Braços [Margarida Menezes Figueiredo]
Arranjos para orquestra do maestro Nelson Ferreira.
20 comentários:
Fantástico resgate de uma cantora completamente esquecida . Ouvir o disco é entrar na máquina do tempo e voltar a outra época . Muito legal .
Carlos Roberto, fico feliz que você tenha gostado tanto. Onilda merece seu espaço e não deve ser esquecida. Música realmente nos faz atravessar o tempo... e que tempo bom, deveria ser aquele, não? Um abraço.
Parabéns pelo grande post!!! Não há nada melhor, que variar um pouco...!
Anônimo, muito obrigado. Com certeza! Relaxe e nos aguarde...
Uma bela voz, grande cantora, mas... e depois? Ela não gravou mais nada? O que aconteceu com Onilda Figueiredo?
isasidney,
para mais informações sobre esta grande cantora e minha avó,
entre em contato comigo.
rafael_lp_x@hotmail.com
ou entre em contato direto com ela
(ela com certeza vai ficar muito feliz)
81. 3432.4370
Fiquei muito feliz de encontrar aqui esta homenagem a esta grande musa, quem inspirou minha saudosa mãenzinha, sua fã, em dar-me também seu nome! Tenho muito orgulho dele, e por isso a amo também!
Gostaria de conhecê-la pessoalmente, quem sabe um dia?
Onilda Lira
ELA É MINHA AVÓ, ALGUNS PODEM PENSAR QUE EU ESTOU BLEFANDO MAIS NÃO ESTOU NÃO, SE QUISER FAZER ALGUMA PERGUNTA PARA ELA ENTRE EM CONTATO COM BRUNINHOW_SK8@HOTMAIL.COM
QUE ELA ESTARA AKI PARA CONVERSAR...
ABRAÇOS, OBRIGADO PELA ATENÇÃO;
Ah que saudades das matinês no auditório da Rádio "Jornal do Commercio"! Ver e ouvir a Deusa Onilda Figueiredo cantar, era o máximo. Felicidades para ti querida.
Onilda Figueiredo não está esquecida. Ela, ainda hoje, é lembrado pelos fãs de sua época. Ela, como todas as estrelas, teve o seu apogeu. Portanto ela continua sendo uma vitoriosa.
Fico feliz de saber que existem tantas pessoas que ainda lembram de minha mãe como cantora.
Atualmente só canta entre amigos e família. A voz, como bom vinho, está cada dia melhor.
Abraços
Onilda Figueirêdo é minha cunhada. Sua voz é a mais bonita e pura que eu conheço. Dona de uma presença marcante impressiona cada vez que nos encanta com sua voz.
Nossa pessoal, agora que me dei conta! Muito obrigado a toda a familia da Onilda Figueiredo que escreveu aqui, filhos, netos e cunhada! è uma grande felicidade para mim ter trazido essa voz maravilhosa de volta e que ela possa ter o reconhecimento merecido pelo belo trabalho, o mesmo para o maestro Nelson Ferreira! Vi no youtube uma homenagem a ele com Onilda cantando e uma das músicas deste disco foi ovacionada pela platéia. Me emocionou muito! Parabéns Onilda!!
PS: se alguém da familia puder me dizer qual a melhor forma de entrar em contato com ela, gostaria de fazer uma entrevista por email e publicar aqui no blog, um abração!
Sou sobrinho e afilhado de Onilda. Se quiser posso intermediar essa entrevista. Meu e-mail é alexandrelippi@gmail.com
Abraços
Convivi com a Onilda um tempao sem saber que ela era tao famosa! A ouvi cantar varias vezes e sempre adimirei sua voz. So depois que soube que ela ate disco tinha gravado. Porem, maior que a voz sempre foi o coracao dele. Pessoa super amavel, legal e carinhosa. Ela e suas irmas tambem!
Chico (da CME!)
Olá! Parabens pelo post! E gostaria de avisar que o link para baixar as musicas está ruim, fica dando servidor ocupado sempre. Tudo de bom!
Meu nome é João Bosco e devo ter a idade de Onilda de quem me recordo nos programas de Radio da Jornal do Comércio em Recife-PE ... Sinalzinho lindo no rosto, voz belíssíma... Sem dúvida Onilda Figueredo é a namorada musical dos pernambucanos como eu. Grande expressão musical daquela época e não sei porque parou a carreira.Apresentações lindas no rádio e na TV em preto e branco nos programas do Fernando Castelão "voce faz o show" e também na "noite de black tie" do Luiz Geraldo. Sou pesquisador musical e encontro essa jóia rara na internet...Com certeza ela será postada em meu blog http://preludiando.blogspot.com...compareçam !!! e também no blog de personalidades da musica que tem o seguinte endereço http://jbmcollectionmusic.blogspot.com ... Voce Onilda foi a voz que encantou minha adolecencia. Me encanta até hoje.
Nessa época, eu vivia com o disco de ONILDA FIGUEIREDO debaixo do braço. Eu tinha 16anos e amava essa cantora e a música "Nunca jamais". Maravilhosa época e uma cantora extraordinária. Eu sou Gilcynea Guimarães Chades Zanetti, tenho 69 anos, e vivia em S.José, distrito de Itaborai, Rio de Janeiro.
Excelente postagem. O cantar de Onilda Figueiredo é tão lindo quanto o canto mavioso de uma cotovia. Obrigado ao blog por disponibilizar esta joia.
Postar um comentário