22/01/2008

Cantos de Aves do Brasil 1961 [Sabiá SCLP 10502]

Atravessando os movimentos da natureza, a primeira música a ser produzida no Brasil ressoava nos harmônicos impressionantes do canto dos nossos pássaros. A maior diversidade de espécies vegetais e animais sobre o planeta, produz sonoridades que assombram e nos levam a refletir sobre a grandiosidade da força maior que move este mundo, da qual nós seres conscientes temos nada mais do que dever de assegurar a sua continuidade.

No final dos anos 50, o engenheiro brasileiro Johan Dalgas Frisch, filho do ornitólogo e desenhista de aves Svend Frisch, partiu para regiões selvagens do interior do Brasil para se tornar um dos pioneiros em gravações desse gênero em todo o mundo. Registrando com equipamentos modestos os sons produzidos pelos animais da floresta, especialmente os pássaros, a sua grande paixão.

No início dos anos 60, a gravadora Copacabana criou o selo Sabiá especialmente para lançar estas gravações, que despertaram grande interesse, mesmo fora do país. Sendo que este é o primeiro volume de um total de quase 20 discos. “Cantos de Aves do Brasil”, teve grande sucesso comercial e se tornou um dos clássicos da discografia brasileira.

Conforme o padrão usado na época para gravações “educativas”, a narração feita por Oswaldo Calfat, pode soar datada, mas registra de maneira competente toda a intenção do autor, com roteiro de Martin Bueno de Mesquita, em nos levar a uma viagem sonora através das matas brasileiras. Há cantos impressionantes como os emitidos pelos Tucanos, hipnóticos como os do pequeno Saci, ou em escala cromática como os da Tovaca. Há também sons igualmente impressionantes de insetos, Rãs e Cigarras.

“Cantos de Aves do Brasil” nos alerta hoje do quanto estamos afastados da nossa própria natureza. A maior parte dos sons registrados aqui, não são mais ouvidos pela maioria das pessoas nas grandes cidades. Como disse no alto de sua sabedoria um pescador de mais de 80 anos nativo da Barra da Lagoa, aqui em Florianópolis: “que tristezas estarão reservadas ao homem no dia em que ele não mais escutar o canto dos passarinhos...”

Cantos de Aves do Brasil 1961 [Sabiá SCLP 10502]

11 comentários:

Cleci Arte em Crochê disse...

Raridade e lindíssimo este disco.Amei.Parabéns! Obrigada por disponibilizar tanta beleza.

Thiago Mello disse...

Querida Cleci,
Muito obrigado mesmo,
este disco é um dos campeões de downloads do site, com mais de 1.500 no link antigo de Outubro de 2008, mas ninguém havia comentado até agora. Um grande beijo e volte sempre!

Anônimo disse...

Gostaria de saber como faço para conseguir este cantos de pássaros. Entrem em contato comigo via santaseara@yahoo.com.br.

Rivaldo

Thiago Mello disse...

Rivaldo amigo, em um bom sebo de discos você pode encontrar este vinil, na sua cidade.
Agora, se vc quiser escutar, é só baixar o disco ali pelo link, em azul - em destaque - e clicar em download na pagina do mediafire.
Um abraço!

Rivaldo disse...

Poxa,

Nunca vou me esquecer deste Bloog. Baixei o Cd de som de pássaros que é uma raridade. Gostei muinto. Tenho uma pequena àrea de preservação ambiental aquí na Bahia, bem no interior, em Alagoinhas e...todas as manhãs eu coloco o Cd para tocar. As aves se aninham nas árvores. Parabens e que Deus abençoe voces

Rivaldo

Thiago Mello disse...

É por essas e por outras que o trabalho aqui neste site vale muito a pena! Que Deus abençoe vocês também!!!!

MICHELL disse...

VLW!!! fazia tempo q eu estava a procura de um cd assim muito obrigado !!!!!!!

J.Gustavo A. Murta disse...

Thiago , essas gravações do Dalgas me fazem lembrar dos LPs que tanto escutei quando criança. Adorei essas grvações . A qualidade esta ótima! Parabéns e muito obrigado .

Gustavo Murta
ECOAVIS - Ecologia e Observação de Aves
Observar. Conhecer. Preservar.
www.ecoavis.org.br

Rivaldo disse...

Parabens, Parabens, Parabens, Parabens. Amo este site. Nunca me esqueço de voces. Deus os abençoe. Qualquer novidade, estou sempre entrando. Todos os dias. Alagoinhas/Bahia te agradeçe. Coloco na caixa de som, que fica no centro da cidade. O povo "Pára" para ouvir.

Rivaldo
razevedo98@gmail.com

Memórias! disse...

Meu avô foi o primeiro a dar Chance para realização dessa Gravação.Ninguém na Época queria gravar cantos de aves!E Anacleto Rosas Junior ; que sempre gostou da Natureza.Como Diretor Artist isco.Nem foi mencionado nessa Pagina!!Meus Sentimentos.

Norberto disse...

Ainda bem que existem pessoas extraordinárioas como você, que deixa a disposição uma obra rara como esta. Muito obrigado e parabéns.