07/02/2008

Luiz Cláudio 1959 Luiz Cláudio [RCA Victor BBL 1065]

LP espetacular, registra a maturidade artística de Luiz Cláudio, importante compositor e cantor que atuou da década de 50 até o início dos anos 80. Nascido em Minas Gerais, Luiz Cláudio ainda menino formou seu primeiro trio vocal. “Descoberto” por um produtor de rádio, passa a cantar na capital Belo Horizonte. A transição aos discos foi rápida e já com suas próprias composições. Acompanhando-se com um violão discreto e cantando de maneira mansa e voz aveludada, Luiz Cláudio teve influência de Lúcio Alves, Dick Farney e Tito Madi, além dos cantores de fox norte-americanos escutados através do rádio. Sua música chamou a atenção rapidamente da juventude e se tornou grande sucesso. Atuou em um programa próprio de TV e despontou como cantor romântico de bom gosto e compositor privilegiado, gravando sambas, sambas-canção, bossa nova, toadas, fox, jazz, música regional e até mesmo rock. Este disco registra a encruzilhada em que estava a música brasileira no momento que surgia a bossa nova. João Gilberto já havia gravado, e há algum tempo apareciam aqui e ali, os sambas sincopados com a nova batida. Luiz Cláudio embarcou na onda antes mesmo dela se formar e gravou neste LP, no ritmo novo a faixa “Menina Feia” de Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorinni, autores da clássica “Chora Tua Tristeza”. O arranjo foi feito de improviso, “sem partes escritas” como diz o encarte - ninguém sabia direito o que era que estes rapazes estavam gravando. O resultado é fantástico.

Panorama variado, o LP possui arranjos orquestrais exuberantes, especialmente em “Amor Sem Adeus” de Luiz Bonfá e Antônio Carlos Jobim - onde uma dimensão inesperada parece tomar conta do som, arranjo de Mozart Brandão. Efeito semelhante há em “Noite de Ficar Sozinho” de autoria do próprio Luiz Cláudio com arranjo do maestro Nelsinho. Há ainda a balada “Meu Anjo Azul”, versão de Fred Jorge para “My Blue Angel” sucesso de Glen Stuart. A parceria entre Luiz Cláudio e o grande Fernando César, rendeu “História”, com arranjo latino do maestro Carioca - destaque no piano. “Carinho e Amor” sucesso de Tito Madi, também ganha arranjo sincopado. O fox intimista “Eu, Você e o Luar” de Hilário Alves e Celso Garcia, foi gravado apenas com violão, voz e um trombone - arranjo radical do Nelsinho, de clima enfumaçado de cabaré. O lado B do disco abre com a ótima guarânia - ritmo regional com raízes no Paraguai - “Oração de Amor” de autoria de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal. Melodia linda emoldurada por arranjo perfeito ao clima da canção. O disco volta ao samba-canção com “Só Deus”, sucesso de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, com uma combinação do registro grave da voz do Luiz Cláudio com arranjo perfeito pontuado por oboés e flautas. Sucesso também na voz de Maysa. Seguem ainda a bossa “Vou Fazer um Samba” novamente de Evaldo Gouveia. O fox em clima de big-band de Getúlio Macedo, “A Canção do Inverno”. O bolero de Floriano Faissal e Bruno Marnet, “Desencanto” traz belo naipe de metais, e finalmente o LP encerra com o grande destaque já citado: “Amor Sem Adeus”.

Luiz Cláudio lançado em 1959, pela RCA Victor [catálogo BBL 1065] é um dos muitos discos antológicos que foram lançados naquele último ano da década, como que abrindo espaço para as novas sonoridades que seriam absorvidas pela música popular brasileira a partir daí.

Luiz Cláudio 1959 Luiz Cláudio [RCA Victor BBL 1065]

01 Noite de Ficar Sozinho [Luiz Cláudio]
02 Menina Feia [Oscar Castro Neves, Luvercy Fiorinni]
03 Meu Anjo Azul [My Blue Angel] [Glenn Stuart, versão Fred Jorge]
04 História [Luiz Cláudio, Fernando César]
05 Carinho e Amor [Tito Madi]
06 Eu, Você e o Luar [Hilário Alves, Celso Garcia]
07 Oração de Amor [Arcenio de Carvalho, Lourival Faissal]
08 Só Deus [Evaldo Gouveia, Jair Amorim]
09 Vou Fazer Um Samba [Evaldo Gouveia, Almeida Rêgo]
10 Canção do Inverno [Getúlio Macedo]
11 Desencanto [Floriano Faissal, Bruno Marnet]
12 Amor Sem Adeus [Luiz Bonfá, Antônio Carlos Jobim]

Orquestra regida pelo Maestro Zaccarias
sob Arranjos de Nelsinho, Carioca, e de Luiz Cláudio

14 comentários:

Anônimo disse...

Ola, Tiago, sensacinal o seu blog. Sou fã demais dele. Demais, cara, demais. Parabens pela sua iniciativa. Como faço para baixar o Luiz Claudio 1959????

thiago mello disse...

Olá amigo o link ja está alí. Um abraço e obrigado.

Flora Maria disse...

Oi, Thiago:
Estou procurando mais músicas do Luiz Cláudio para baixar, principalmente as primeiras dele, mas não consigo encontrar. Estou tentando encontrar músicas que gostava quando era criança (início da década de 1950), e muitas vezes com artistas que não tiveram muita projeção, mas até agora pouco encontrei. Mas vou continuar buscando. Ando sempre pelo seu blog garimpando preciosidades.

thiago mello disse...

Flora Maria,
Muito obrigado pelo comentário, espere que você tenha encontrado as músicas que procura. Hoje há vasto material dessa época nos bons blogs, é só ter paciência de fuçar nos arquivos. Espero que tenha gostado das novas postagens, apareça sempre!

Anônimo disse...

Muy fino el post,
me gusto mucho.
soy nuevo en el genero, asi que ando buscando fuentes para crear bossanova.

gracias!

Anônimo disse...

Gostaria muito de comprar o disco dele... alguém sabe onde consigo encontrar? Desde já agradeço:
lalinhabrasil@hotmail.com

Jadson disse...

Obrigado e continue com o ótimo trabalho

Flora Maria disse...

Oi, Thiago:

O filho do Luiz Cláudio criou um grupo de discussão:
-----------------------------------
Olá pessoal, já coloquei algumas faixas de um disco somente Voz e
Violão que é inédito e que é possivel baixar na pagina de arquivos
desse grupo.
http://groups.google.com/group/musicasdoluizclaudio/files

se não conseguirem me avisem.

Podem convidar outras pessoas para participar desse grupo.

abraços
Luiz Eduardo
-----------------------------------

Estou divulgando porque sei que muitas pessoas admiram o excelente cantor/compositor mineiro.
Um abraço

thiago mello disse...

MUITO OBRIGADO A TODOS!!!!

Djalma disse...

Thiago
"Fuçando' aqui por coisas que tenho interesse e amor, encontrei este blog.Já estive na suá página do orkut.
Sou fã do Luiz Cláudio desde o inicio da carreira.Infelizmente openas ouvia no rádio.Só agora lamento não ter seus discos.
Tenho um compacto duplo onde tem uma música apenas com ele.Da CBS autoria de Luiz C.Castro e Maura Gomide."SANTA MÃEZINHA''.A voz dele está linda, como sempre.O disco que tenho é de 67,mas eu conheci nos fins de 60.
Queria mesmo ouvir MENINA DAS TRANÇAS".Já tentei de tudo para conseguir,mas...
Obrigada por tudo que vc faz e nos deixa feliz
Um abraço e um Feliz 2010.M.Ascensão Mazulo Rizzo

Renato disse...

Djalma,

a música "Menina das Tranças" está no disco "Cantigas", de 1973. Tem ele no blog "A Música que Vem de Minas": http://amusicaquevemdeminas.blogspot.com/2009/05/luiz-claudio-cantigas-1973.html

Sônia disse...

Luiz Cláudio possui uma das mais belas vozes do Brasil. Gostaria de saber como baixar suas músicas. Principalmente "Oração de Amor", que marcou muito a minha infância. E outras tantas...

Leomax disse...

Procurando uma imagem para "oração de amor" do luiz claudio, encontrei, em seu blog o disco completo. O Luiz Claudio tem uma das mais belas vozes do mundo. Encontrei ainda o link para um disco que há anos(muitos) procurava. Ei-lo:http://amusicaquevemdeminas.blogspot.com/2009/01/blog-post_6011.html

Obrigado

Alexandre Araujo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=KYdN90I8bMk