10/10/2006

Nora Ney 1953 [78 RPM Continental 16726]

A música “De Cigarro Em Cigarro” fez grande sucesso na voz quente de Nora Ney, cantora das mais importantes do período entre os anos 40 e 60. Composição de um Luiz Bonfá quase em início de carreira, a canção teve grande repercussão, talvez por conta de sua letra que retrata a desilusão amorosa de forma um tanto quanto “moderna" para a ocasião: “... outra noite esperei / outra noite sem fim / aumentou meu sofrer / de cigarro em cigarro / olhando a fumaça no ar se perder...” Para o registro, a gravadora Continental contou com a regência do maestro Nicolino Cópia, grande instrumentista de sopros, que gravou com todos os nomes importantes da música brasileira dos anos 30, chegando até os 60 onde abraçou a bossa nova.

Nora Ney [Iracema de Souza Ferreira, 1922 - 2003] cantou com sua voz marcante toda a angústia de seu tempo. Fez sucesso com sambas-canções, boleros e sambas sincopados. Foi uma das primeiras cantoras a gravar músicas de Antônio Carlos Jobim, antes mesmo deste ter conhecido Vinicius de Moraes. Atuou em filmes, gravou muitos 78 rpms e alguns LPs. Casou-se com o cantor Jorge Goulart, com quem viveu por quase 40 anos. Na época da ditadura militar, exilou-se do país por conta de sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro. Seu canto forte em meio a uma voz “pequena” influenciou uma geração de cantoras posteriores como Maysa e Sylvia Telles, por exemplo. Sua interpretação única é registrada neste 78 rpm histórico: “De Cigarro em Cigarro” de Luiz Bonfá, seguida por “Onde Anda Você?” de Reinaldo Dias Leme e Antônio Maria, com arranjos e orquestra de Nicolino Cópia, gravado e lançado em 1953 pela gravadora Continental.
~~
-

01 De Cigarro em Cigarro [Luiz Bonfá] samba-canção
02 Onde Anda Você? [Antônio Maria, Reinaldo Dias Leme] samba-canção

Um comentário:

ceintsdebakelite disse...

Hello, here is another samba 78rpm recording, "Olha o côco Sinhá", performed by Zé e Zilda in 1953 : http://ceintsdebakelite.wordpress.com/2011/10/09/ze-e-zilda-olha-o-coco-sinha/