13/07/2006

Fafá Lemos & Sua Orquestra 1954 "Jantar No Rio" [RCA Victor BLK2]

Fafá Lemos [Rafael Lemos Júnior, *1921 - +2004] foi um dos grandes mestres da nossa música. Como compositor e solista de violino, foi responsável por popularizar o uso do instrumento como elemento solo na música popular. Se aventurou como cantor de voz bem colocada, baixinha e também é um dos grandes precursores da Bossa Nova. Fafá acompanhou Carmen Miranda em discos e turnês pelo mundo e também em diversos filmes, gravou com os violonistas Laurindo de Almeida e Luiz Bonfá, com a cantora Linda Batista e formou o lendário Trio Surdina, ao lado de Chiquinho [acordeon] e Garoto [violão], músicos também presentes no disco que apresentamos aqui.
-
“Jantar No Rio” é um verdadeiro clássico, foi gravado nos Estados Unidos em 1954, entre Março e Abril, nos estúdios da RCA Victor em Hollywood. O LP passeia com leveza por sambas-canções, marchinhas, sincopados, toadas e até um baião. Aqui está uma das mais belas versões instrumentais já registradas de “Ninguém Me Ama” clássico de Antônio Maria e Fernando Lobo, onde o violino de Fafá ganha contornos orientais, como na música indiana e o violão de Garoto se aproxima da sonoridade do alaúde árabe. Outro grande destaque é “Na Baixa do Sapateiro”, do grande Ary Barroso, com assovios e um solo de violino simplesmente fantástico. “Madalena” de Ary Macedo e Ayrton Amorim é um convite à dança, com direito a um lindo diálogo entre o violino e um oboé. E “Risque”, das mais lindas entre as melodias de Ary Barroso, aqui ganha um arranjo fantástico. Há também “Copacabana”, de João de Barro e Alberto Ribeiro, obra-prima do cancioneiro nacional, onde novamente o oboé brinca com o violino de Fafá Lemos em fraseados incríveis. Esperamos que este álbum traga tanta felicidade à vocês, quanto trouxe a nós, na primeira vez que o ouvimos.
~~
RCA Victor BLK2

01 Aquarela do Brasil [Ary Barroso]
02 Nem eu [Dorival Caymmi]
03 Peguei um Itá no Norte [Dorival Caymmi]
04 Mamãe eu quero [Jararaca, Vicente Paiva]
05 Risque [Ary Barroso]
06 Madalena [Ary Macedo, Ayrton Amorim]
01 Na Baixa do Sapateiro [Ary Barroso]
02 Nós três [Fafá Lemos, Garoto, Chiquinho do Acordeon]
03 Gracioso [Fafá Lemos]
04 Ninguém Me Ama [Antônio Maria, Fernando Lobo]
05 Copacabana [João de Barro, Alberto Ribeiro]
06 Paraíba [Humberto Teixeira]

6 comentários:

Anônimo disse...

Thiago, sou muito mais você meu querido! Continue postando essas maravilhas, com seus textos super bem escritos e corretos. Esse disco do Fafá de hoje foi realmente demais!! Não ligue para que os outros falam, meu amor, tenho certeza de que "aqueles" realmente são só "imitadores" e não entendem nada do assunto mesmo. Um beijo, força e não desanime com essas "coisinhas" que não tem nenhuma significância.
Os maiores tesouros são fáceis de se reconhecer. Quantidade não é qualidade. E você sabe, sou toda tua!!

M. a Gata Arisca

Ps1: gostou do meu novo apelido? hihihi especial pra ocasião...

Ps2: O pessoal do MIS daqui te manda um grande beijo. Queremos todos que você continue com suas aulas de bom gosto e sabedoria.

Ps3: ainda bem que você não escreve só pra Gringos!! uhauahuahuah

Thiago Mello disse...

M. querida, agradeço de coração a gentileza de suas palavras. Você é mesmo uma linda, um beijo pra você e a todo pessoal do MIS. Vocês são o motivo desse trabalho, que é feito com muito carinho e alegria.
Sou todo teu também...

Ps: Só tu mesmo pra lembrar da Marisa, a Gata Mansa! Beijão.

Anônimo disse...

putz!
muito obrigado, cara. adoro esse disco.
essa tua parada toda aqui é fantástica.
abraço
FZ

Thiago Mello disse...

Brigadão FZ!!

Andréa disse...

Thiago, sou sobrinha do Fafá e tenho apenas um LP dele (o último que ele gravou nos anos 80). Vc sabe onde eu poderia obter outros, ou onde baixar músicas dele?
Um abraço,
Andréa Lemos

Anônimo disse...

Attencao Andrea Lemos !!!

Oi, eu sou a filha de Fafa Lemos e Geny Castanheira e vivo nos estados unidos. Gosataria de saber mas sobre ele. please email me at Dalilawho@aol.com