O site Música Calma posta mixtapes que tentam trazer um pouco do que se faz de interessante na música de ontem e hoje, no Brasil e no mundo. Para comemorar a sétima edição do programa, editamos uma coletânea diferente, desta vez apenas com artistas nacionais que tem sua identidade musical ligada à cultura religiosa afro-brasileira, seja no samba, no hip-hop, no pop, no jazz ou na canção.
O tema central da maioria das músicas são os Orixás e o universo cultural presente nos diferentes cultos aos Orixás. Em meio a beats eletrônicos temos batuques, nas letras e títulos, referências diretas a elementos da religião afro-brasileira. Mesmo quando o tema não é diretamente os Orixás, como em “Não Existe Amor em SP” do Criolo, ou em “Lero-Lero” da Luisa Maita, ainda se pode sentir a presença dessa atmosfera no cantar mais solto e leve que toma conta da nova música brasileira, trazendo de volta a naturalidade e a bossa.
o músico Criolo
Um nome se repete ao longo do set: Kiko Dinucci, guitarrista e compositor que ao lado da cantora e compositora Juçara Marçal e do saxofonista e compositor Thiago França lançou o intrigante disco “Metá Metá”, recebido como clássico instantâneo de 2011. De onde destacamos duas faixas, a sensual “Orá Iê Iê O” e a mágica “Obatalá”, de sonoridade delicada e ao menso tempo intensa e espiritual. De outro disco lançado por Kiko ao lado de Juçara Marçal, chamado “Padê”, em 2009, destacamos duas faixas: a abertura com “Padê” e o fechamento do set com a incrível “Machado de Xangô”. Kiko Dinucci participa e também é co-autor da faixa peso-pesado “Mariô”, de outro belo disco lançado neste 2011 “Nó na Orelha” do Criolo.
O set ainda tem Lurdez da Luz ao lado de Jorge Du Peixe, Rodrigo Brandão e Pizzol revisitando Clara Nunes e Caymmi na bela “Rainha do Mar”, a cantora e compositora sergipana Patrícia Polayne e catarinense Biá. Quero destacar em especial uma música que para sempre me fará chorar: a belíssima “Jogo de Búzios” do compositor Arthur Gomes com a voz e o violão do músico Naiman. Como ponta de lança do passado, temos um clássico do cantor e compositor Ruy Maurity “Xangô, o Vencedor”, lançada em 1976 no clássico disco “Nem Ouro, Nem Prata”.
Bom som à todos. E Salve Mamãe Yemanjá! Salve todos os Orixás! Saravá!
MÚSICA CALMA 007
Patricia Polayne
download oficial do disco Nó Na Orelha 2011 Criolo aqui
download oficial do disco Metá Metá 2011 Kiko Dinucci, Juçara Marçal & Thiago França aqui
download oficial do disco Lurdez da Luz 2010 aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário