-
Uma Deusa da Noite, assim era chamada a cantora de voz profunda e emocionada Helena de Lima. Iniciou profissionalmente nos anos 40, frequentando os habituais programas no rádio. Foi também crooner, atuando no famoso Copacabana Palace, ainda nesta mesma década. Alternou temporadas entre o Rio de Janeiro e São Paulo, sempre com muito sucesso. Em discos, acompanhou o conjunto de Djalma Ferreira, gravou diversos 78 rpms, e muitos LPs com orquestrações luxuosas na RGE. Admirada por Ary Barroso, foi também compositora, o samba-canção “Ausência” presente neste disco é de sua autoria em parceria com Maria Eugênia. Neste 10 polegadas [Continental LLP 38, de 1956], Helena de Lima teve a honra de registrar sua bela voz ao lado do pianista e compositor Ribamar, em uma sessão de estúdio intimista, no intuito de reproduzir suas apresentações ao vivo, numa atmosfera que remete ao cool-jazz. Ribamar foi um pianista lendário, acompanhou as maiores divas de nossa música, e se eternizou também como compositor, com suas parcerias com Dolores Duran. Além do piano, Helena é acompanhada por um baixo acústico e uma discreta percussão - músicos não creditados. Oito composições de nomes como Marino Pinto [assina quatro faixas e também o texto da contracapa], Vadico [parceiro de Noel Rosa], Mário Rossi, Paulo Soledade, o próprio Ribamar e finalmente - no grande destaque do disco, e que o dá uma importância histórica - a primeira gravação do clássico “Foi A Noite”, de Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça. Helena de Lima foi uma de nossas maiores cantoras, e este seu “Dentro da Noite” ao lado do grande Ribamar, é um dos melhores de seus LPs e também um álbum fantástico.
~~
Continental LPP 38
-
01 Antigamente [Jarbas Melo, Vadico]
02 Abandonado [W. Barros, Esdras P. da Silva, Ribamar]
03 Renúncia [Marino Pinto]
04 Não Há de Que [Marino Pinto, M. Rossi, Helena de Lima]
05 Foi a Noite [Antônio C. Jobim, Newton Mendonça]
06 ... E Nada Mais [César Siqueira, Maria Rita]
07 Foi você [Marino Pinto, Paulo Soledade]
08 Revolta [Marino Pinto, Vadico]
02 Abandonado [W. Barros, Esdras P. da Silva, Ribamar]
03 Renúncia [Marino Pinto]
04 Não Há de Que [Marino Pinto, M. Rossi, Helena de Lima]
05 Foi a Noite [Antônio C. Jobim, Newton Mendonça]
06 ... E Nada Mais [César Siqueira, Maria Rita]
07 Foi você [Marino Pinto, Paulo Soledade]
08 Revolta [Marino Pinto, Vadico]
6 comentários:
Suas informações são fantásticas. Não conhecia seu blogger, mas vou visitá-lo a partir de agora.
Gostaria de esclarecer uma dúvida: No texto você faz referência ao LP dizendo que a gravação é da Musidisc, mas na capa do disco e no título do post diz "Helena de Lima 1956 "Dentro da Noite" [Continental LPP 38]". Há um engano ou a ref. é de outro LP?
Newton, muito obrigado pela visita e esteje sempre à vontade para comentar. Obrigado também por notar o erro no texto, foi falta de atenção mesmo... Tanto que no texto em inglês está certo. Um grande abraço!
Olá, Thiago.
Lindo blog, parabéns! Peguei "emprestado" seu comentário sobre a Helena de Lima para adicionar ao disco no meu Blog. Caso vc se importe, por favor me envie um e-mail para greeneyedlady62@gmail.com que retiro de imediato.
Ficaria muito feliz em receber sua visita no blog.
Beijos e lindo dia pra vc.
Green Eyed Lady obrigado. Citando a fonte e linkando pra nós, ta tudo certo. Um beijao.
Helena de Lima não "foi" uma de nossas maiores cantoras. Ela é uma extraordinária cantora, pois está vivíssima, graças a Deus e continua encantando os privilegiados que a assistem em seus esporádicos shows pelos sofisticados bares dos hotéis do Ipanema e do leblon, RJ.
Uma Deusa, sim, uma Rainha dos nossos corações boêmios e apaixonados.
Prof.Julio Cezar do Amaral
julioamaral212@uol.com.br
Deus a proteja Helena. Você é uma estrela incomparável. Sua voz é o nosso bálsamo.
Que domínio espetacular desta voz lindíssima. Helena será sempre Helena, mesmo que não na intimidade da boate, é show!!! E ainda canta ao vivo, e muito!
Postar um comentário