31/12/2011

“Sangue Mineiro” 1929 direção Humberto Mauro [trilha musical BossaFilmes]


“Sangue Mineiro” é um dos filmes mais importantes produzidos durante a era do cinema mudo no Brasil. Dirigido por Humberto Mauro e fotografado por Edgar Brazil [o fotógrafo do inacreditável “Limite”], “Sangue Mineiro” é estrelado por Carmen Santos, Maury Bueno, Nita Ney, Máximo Serrano e outros. A trama gira em torno do olhar romântico e das desventuras amorosas de quatro jovens, em especial nas de Carmen, interpretada com sutileza e emoção pela então estrela Carmen Santos.

No entanto o que se vê na tela é o retrato de uma sociedade rural e conservadora vista através do olhar microscópico e nada convencional de Humberto Mauro. O solar onde se passa a maior parte da ação, assim como a natureza que emoldura as belíssimas cenas de exterior, não são apenas cenários e tomam ares de personagens. A iluminação, o uso dos travellings, closes, planos sequenciais, a câmera focando os pés, o céu ou a cidade vista do alto, cada fotograma revela o cuidado e a intenção de criar uma estética visual extremamente bem cuidada.

Nada passa pelas lentes de Mauro sem que a ação seja enriquecida pelos detalhes. Toda a sequencia do baile de São João – a principal do filme – que culmina em uma tensa tentativa de suicídio é perfeita e bem amarrada. A cena da luta entre os primos tem a edição dinâmica, assim como a cena do acidente automobilístico. A câmera se emociona na sequencia em que as irmãs adotivas se reencontram, ou na cena em que Nita Ney esconde a fotografia do amado, quando a mobília se torna personagem da ação. Outras sequencias evocam o prazer de se estar ao ar livre no campo, ou a liberdade da “vida moderna” quando é Carmen quem dirige o calhambeque com naturalidade. “Sangue Mineiro” é poesia em cada fotograma.

Ao nos apaixonar pelo filme, de imediato pensamos em qual seria a trilha sonora adequada que pudesse enriquecer a experiência de assisti-lo. E assim, em 2011, a BossaFilmes tomou a liberdade de adicionar uma trilha musical ao filme, como parte do resgate da memória áudio-visual brasileira promovida por este site.

Após uma extensa pesquisa e um sem número de horas de edição, foram escolhidas as peças musicais que entrariam na trilha. Música erudita brasileira, interpretada por artistas brasileiros, preferencialmente em gravações originais de época. Uma enorme responsabilidade para com o filme em si e para com a obra de Humberto Mauro e dos compositores e intérpretes envolvidos. O trabalho intrincado de edição de som exigiu meses de dedicação até a mixagem final. O resultado pessoalmente nos pareceu satisfatório e com o youtube nos doando uma conta em que permite uploads de filmes inteiros, “Sangue Mineiro” de Humberto Mauro renasce na rede, agora com trilha sonora.

Dividido em temas, a trilha musical tem Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Hekel Tavares, Ernesto Nazareth, Camargo Guarnieri, Joaquim Manoel da Câmara, Santos Coelho, Júlio Reis, Lina Pesce e Guerra-Peixe. Entre os intérpretes estão Oscar Borgerth, Pattápio Silva, Arnaldo Estrela, Carolina Cardoso de Menezes, Léo Peracchi, Homero de Guimarães, Iara Behs e outros.

Agradeçemos a todos que apoiaram este projeto, em especial a Humberto Mauro pelo legado e inspiração. Para outras informações sobre este e os novos projetos envolvendo a adição de trilhas para filmes mudos aqui.

Desejamos um fantástico 2012 a todos! 

Este projeto não tem fins lucrativos.

c & p 2011 BossaFilmes

10 comentários:

Imaginário disse...

2011 me deu a oportunidade de conhecer espaço, rico e sensível. Que essa riqueza e essa sensibilidade transbordem para o novo ano. Feliz 2012 a todos e todas.
Gilson.

Arthur disse...

Não visitava o blig há muito tempo, bom ver que está a todo vapor... Feliz 2012.

Leandro Gomes disse...

O Blog está cada dia melhor... Estou aprendendo muito...ótimos post

Raphael Vidigal disse...

Olá, aceita parceria?

Adicionei seu link no meu site: http://www.esquinamusical.com.br/

Grato desde já,
aguardo resposta.

Abraços,

Raphael Vidigal

Alex B.H. disse...

:)

Bossa Nova Love

Diego Lima disse...

Olá, te adicionei como parceiro no blog Play Choro, procuro organizar os vídeos de choro espalhados pela internet, se puder me adicionar também agradeço !

www.playchoro.blogspot.com

Obrigado

Fernando Porto disse...

Fantástico poder ter visto este filme aqui, da minha cas, com essa delicadíssima trilha musical. Agradeço a oportunidade.

Anônimo disse...

Faz tempo que vc não posta, espero que seja falta de tempo; seus fãs aguardam novas postagens.

Abs / Jorge.

Anônimo disse...

Olá, iniciei um site de download de música a pouco tempo. Não é um blog com links pro RapidShare ou similares. É simplesmente minha coleção nua e crua navegável e baixável como uma árvore de diretórios. Tem de tudo: MPB, MIB, Clássica, Jazz, World, Pop etc.

Gostaria de aumentar a audiência e te peço prá colocar um link no seu site, se achar conveniente. O Um Que Tenha já colocou um link.

Seria para "K7 Digital" em http://DigitalK7.com/mus/
Meu email é m@digitalk7.com. Mas por favor apague-o caso for publicar este comentário.

Muito obrigado

Lu disse...

Novo site, por favor contribuam gente para que eu possa realizar o meu grande sonho que é publicar e compartilhar com vocês a minha obra, desde já agradeço a todos, repassem!
http://www10.vakinha.com.br/VaquinhaE.aspx?e=253523