16/01/2007

Publicidade Brasileira das Décadas de 30 & 40 - I

Olá pessoal, o Bossa-Brasileira deseja um feliz 2007 à todos! Entramos no ano novo trazendo um pouco da publicidade de épocas passadas feita no Brasil. Na verdade, queremos anunciar que nossa modesta assinatura mudou, e como reflexo desta nova era que entramos, o espaço aqui também está diferente. Nosso trabalho cresceu e atingiu novos campos, muito obrigado à todos...

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Neurobiol, o Tônico do Cerebro já anunciava em 1936 na contra-capa da revista Eu Sei Tudo que o século XX trouxera além dos avanços materiais, novos problemas para a humanidade. Assim, novos remédios para os tais males surgiam, muitas vezes por meio de velhas fórmulas já há muito tempo conhecidas. “No turbilhão da vida moderna, a victoria cabe aos cerebros fortes!” Com exclamação e tudo. A imagem produzida à mão e em cores, assinada por F. Tarquino, possui todos os elementos que caracterizaram a revolução industrial daquele século.

Publicidade assinada por Annibal para a Cia. de Cigarros Souza Cruz, publicada na revista Eu Sei Tudo, edição de Abril de 1942. O artista obteve um belo - e por que não dizer - moderno efeito com a imagem chapada do fumante surgindo da sombra do maço de cigarros.

Na mesma edição da revista Eu Sei Tudo de 1942, havia também este belo exemplo de publicidade genuínamente brasileira. O “xarope para senhoras” Ovariuteran ganhou anúncio de página inteira com imagem “fotográfica”, lettering e reprodução da embalagem, tudo feito a mão e assinado por Sacha, Rio de Janeiro.

Na edição de Agosto de 1936 da revista Eu Sei Tudo, este anúncio de sabonetes já usava uma composição totalmente moderna, estilo usado na publicidade até os dias de hoje. Fotografia, desenho e lettering, com adição de textos informativos em diferentes “tipos”. “...Para a mulher moderna a beleza não termina nos ombros! Ela conserva a pele de todo o seu corpo suave e juvenil com Palmolive, diz a Sta. Madeleine Rosay, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.” A empresa responsável pelo anúncio [talvez a própria revista] e a bailarina Madeleine Rosay sem saber, protagonizaram uma das primeiras associações que se fez entre o mundo das artes e o da publicidade em nosso país. O “recurso”, importado de modelos estrangeiros, se torna bastante popular um pouco mais tarde, especialmente no final dos anos 40 e é matéria comum hoje em dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Natanael disse...
Thiago; Thanx for the HARD WORK you do for keeping the bossanova alive. You focus on decadent music of a MAGIC period of time for Brasil. I have you to thank for descovering Maysa. And i cant tell you how many times her music has set a golden touch on my life. Her version of A felicidade is the best ever made. VIVA BOSSA BRASILEIRA! Até meu amigo. Praia hoje? ;) Please go down and feel the sun and get some inspiration. Maysa wants you to feel brazilian... PAZZZZ de Natte